Janeiro Branco - Cuidando da Saúde Mental
O que é Saúde Mental?
Segundo a OMS, estar mentalmente saudável, "é o estado de bem-estar no qual uma pessoa consegue desempenhar suas habilidades, consegue lidar com as inquietudes da vida, é capaz de trabalhar de forma produtiva e contribuir para sua comunidade".(¹)
É disso que vamos tratar aqui hoje, através da Campanha Janeiro Branco, criada em 2014, nos moldes do Outubro Rosa (e outras similares) por um grupo de psicólogos de Uberlândia, MG, idealizada pelo psicólogo Leonardo Abrahão Pires Rezende.
E por que Janeiro foi o mês escolhido? Porque quase sempre é no inicio de cada ano que nos propomos mudar e determinar metas para nossa vida. É o mês de começar aquele curso tão desejado; é o mês de começar uma ginástica ou regime para emagrecer. E por aí vai. É o mês em que tudo mudará. Geralmente é o mês em que paramos para avaliarmos e muda nossa atitude perante a vida.
Assim, o Janeiro Branco é uma campanha brasileira que visa difundir cuidados e uma maior consciência da necessidade de olhar o cuidado mental como algo tão importante como cuidar do corpo e suas doenças.
Você já parou para pensar que cuidamos do nosso corpo e muitas vezes ignoramos ou deixamos para amanhã o cuidado com as nossas emoções. Saúde vai muito além da ausência de doenças, incluindo aí o bem-estar físico, mental, social e outras variáveis, que impactam profundamente na nossa forma de ser e se relacionar com as pessoas ao nosso redor. (²)
As temáticas ligadas à saúde mental são: saúde emocional, psico-educação, educação emocional e harmonia nas relações, e os objetivos estabelecidos para englobá-las são:
1) tornar o mês de janeiro um marco temporal para fomentar o debate, conhecimento, planejamento de ações em prol da saúde mental, tanto em nível individual quanto em práticas coletivas;
2) chamar a atenção da sociedade para observar a mente e o emocional das pessoas ao redor;
3) vincular a simbologia de ano novo com a renovação do modo que se cuida da mente;
4) colocar as mídias e instituições sociais em alerta no combate ao adoecimento emocional dos indivíduos;
5) contribuir para construção e disseminação de uma Cultura de Saúde Mental. Um modelo de ação em que a prática de cuidar da saúde mental seja a padrão e não a esporádica. O que objetiva auxiliar o poder público na criação de políticas públicas nesse sentido. (¹)
Depressão, ansiedade, transtorno afetivo bipolar, TOC, transtornos alimentares, esquizofrenia, fobia social, transtorno do pânico, dependência química e alcoólica, são as principais.
Para compreender como é importante todos cuidarem da mente, basta analisar os graves resultados que ignorar a saúde mental pode trazer. Uma consequência simples e imediata é o nervosismo. Outros sintomas são: cansaço mental, dificuldade de concentração, perda de memória imediata, apatia ou indiferença emocional, problemas de pele, queda de cabelo, gastrite ou úlcera, perda ou ganho de peso, desânimo, apatia ou questionamento frente a vida, ansiedade, crises de pânico, pressão alta, queda na qualidade de vida. (¹).
Algumas dicas para preservar sua saúde mental passam pelas seguintes ações:
. Evite sobrecarregar a mente com excesso de informações;
. pratique exercícios e cuide da alimentação;
. fique perto de quem você ama;
. valorize e tenha mais momentos de lazer;
. priorize uma boa noite de sono. (3)
Como buscar ajuda?
A campanha Janeiro Branco visa conscientizar. Assim, ao perceber que precisa de ajuda ou identificar que alguém que você ama precisa, procure um procure um profissional de psicologia, ao menos para uma avaliação. Em seguida, fale com um médico, profissionais de saúde básica, familiares ou amigos. Enfim, procurar ajuda é muito importante! ( ¹ )
A maioria das cidades brasileiras têm condições de propiciar ajuda a seus cidadãos de forma gratuita, através dos Postos de Saúde e encaminhamento para atendimento especifico psicológico ou psiquiátrico. Saúde física e mental em harmonia são pura qualidade de vida. Pense nisso!
Referências:
1. Redação CliqueFarma, 2020. Janeiro Branco - o mês da saúde mental
2. Caroline Campos, Psicóloga, 2019/2021. Vamos falar sobre Janeiro Branco - o mês da saúde mental?
3. Fabio da Silveira Neiva, Psicólogo Clínico, 2021. Janeiro Branco: é possível ter saúde mental no contexto em que vivemos?
Comentários
Postar um comentário